Evangelho do dia (Mt 13,18-23)

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.

Comentário

A parábola é um recurso literário usado quando o diálogo é difícil ou não é mais possível, ou, também, quando uma realidade, em nosso caso, o mistério de Deus, é de difícil compreensão e aceitação. Hoje temos uma explicação alegórica da parábola do semeador, a qual é posterior à própria parábola e, certamente, feita por outro autor que não o do evangelho. Por si, a parábola não careceria de tal explicação. Seja como for, o autor centrou sua explicação da parábola do semeador sobre as condições da acolhida da Palavra de Deus. Para isso, como se pode notar, ele pegou cada um dos terrenos mencionados na parábola. Para Mateus, a semente é a “palavra do Reino”, isto é, a palavra de Jesus que, ao mesmo tempo, anuncia e instaura o Reino. Para Mateus, o ideal da terra boa, que deve ser desejada por todo discípulo de Jesus, é escutar a palavra, entendê-la, compreendê-la, se abrir e se submeter ao que ela pede para fazer e para dar fruto, cada um à medida de suas capacidades. Trata-se, como se pode notar, de uma verdadeira lectio divina, um programa de leitura e meditação da Palavra de Deus.

Pe. Carlos Alberto Contieri, sj – Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *